TEMAS das Postagens

segunda-feira, 2 de maio de 2011

AFTAS

Aftas: conceito e características clínicas

Autor: Dr. Caetano Baptista Neto


1. Introdução

As aftas, dentre diversas lesões bucais existentes, são as mais freqüentes e benignas que acometem um indivíduo. A única preocupação que se deve ter é o seu correto e seguro diagnóstico, pois existem doenças bucais que se assemelham clinicamente com a Afta, mas são perigosas se não tratadas ou o tratamento estipulado não é adequado para tal patologia.
Com o intuito de elucidar o assunto é que teceremos alguns comentários gerais, bem como sua característica clínica para diferenciar das demais alterações bucais, como algumas doenças fúngicas, virais, bacterianas, neoplásicas (Câncer bucal), dentre outras.

2. Generalidades

Dificilmente encontraremos alguma pessoa que nunca teve a lesão aftosa. Esta surge sem uma causa definida e comprovada, tendo uma duração média variada em torno de 5 a 15 dias. Na grande maioria das vezes é dolorida, exacerbando o sintoma com substâncias alcoólicas (bebidas/bochechos) e alimentação condimentada (picante/apimentada). Da mesma forma que surge, desaparece sem deixar seqüelas, independentemente do uso de remédios ou pomadas/cremes medicamentosos.
Há um mito que tenta explicar a causa da Afta. Dizem que a ingestão de substâncias ácidas/cítricas, como abacaxi, faria com que a lesão se manifestasse. O que não é verdade. Uma explicação é que diversas pessoas que tiveram Afta, por ter comido abacaxi, não a deixaram de ter com a suspensão desta fruta. E o que diriam as pessoas que não comeram frutas cítricas e apresentam a afecção? O que ocorre é que para algumas pessoas há um processo alérgico entre uma substância encontrada no abac.axi e o indivíduo, provocando assim, uma úlcera (afta)
Segundo estudos realizados, não há um fator etiológico para Afta, ou seja, não é conhecido o que cause esta alteração. O que existe são fatores que podem contribuir para  o seu aparecimento, estes podem ser chamados de fatores contribuintes. São eles:
- Falta de vitaminas (avitaminoses)
- Baixa imunidade
- Estresse Psicológico
- Doenças oportunistas
- Hereditariedade
- Reação alérgica às certas substâncias em alimentos cítricos (abacaxi)

Não podemos nos ater em apenas um aspecto citado acima, mas uma interação dinâmica entre eles, ou até mesmo tentar detectar o fator contribuinte para cada pessoa para evitá-lo.
Muitas vezes ocorrem as úlceras traumáticas, que são machucados intrabucais promovidos pela ação mecânica da escova, por exemplo, ou até substâncias químicas como remédios para bochechos ou até mesmo com alimentação/temperos condimentados, mas nesses casos se conhece o agente etiológico e eliminá-lo para a lesão não mais retornar. O que não acontece com a Afta, pois se abandonássemos nossos hábitos alimentares a mesma pode aparecer. Ao grupo de úlceras, causadas por injúrias de natureza químico-física conhecida, damos o nome de úlceras traumáticas e têm tratamento específico, diferentemente das Aftas.

3. Características Clínicas & Tratamento

As Aftas geralmente se apresentam em quantidade única ou múltipla. Apresentam um halo avermelhado em torno de uma região circular/ovalada de coloração amarelada/acinzentada. Região esta em cicatrização. Costumam ser doloridas ao toque, com alimentação de tempero picante, com a simples movimentação dos lábios e língua. Os locais de maior incidência são os lábios, parte interna e ventre de língua. Raramente em Palato duro (céu da boca). Figura 1.


O tratamento não é específico, pois é uma alteração que regride dentre 5 a 15 dias, não necessitando de intervenção. Caso o incômodo doloroso seja significativo, o cirurgião dentista pode optar pelas pastas antiinflamatórias locais específicas e dependendo do caso até o uso sistêmico de vitaminas. Se a dor for intensa há a opção de medicamentos analgésicos leves. Há casos em que a Afta possui grande proporção em extensão e sintomatologia, sendo necessário o uso de remédios sistêmicos e tópicos.
Algumas pessoas utilizam o bicarbonato nessas lesões, produto este de ação corrosiva nas terminações nervosas da região afetada, levando a um ardor intenso na hora do uso acompanhado de uma sensação de melhora do sintoma doloroso pela discrepância da dor intensa da ação da substância e a dor moderada da lesão, juntamente com a “queimação” dos terminais nervosos. Convenhamos que este método é um pouco agressivo tanto para a região quanto o pico de dor do bicarbonato de sódio utilizado. É sempre bom relembrar que o uso da automedicação sempre traz danos à saúde do indivíduo. Neste caso retarda a cicatrização que normalmente ocorreria.

Publicado no Jornal Primeira Página de São Carlos, caderno Cultura - coluna "Saúde Bucal" em 6 de Fevereiro de 2001.

4 comentários:

  1. Bastante esclarecedor e colocado de forma didática,excelente!

    ResponderExcluir
  2. Eu recomendo Oncilom...é besteira? Parece aliviar os sintomas...

    ResponderExcluir
  3. Obrigado,
    este medicamento ainda é utilizado em casos de Afta vulgar (comum), pois melhora a sintomatologia e ajuda a cicatrizar mais rápido. É um corticóide tópico (acetonido de triancinolona), mas atente para a posologia: 4 vezes ao dia por 5 dias. Aplicar em um único sentido....
    Mais uma vez obrigado e continue conosco... hehehe.

    ResponderExcluir
  4. Em qual medico de vo ir ?

    ResponderExcluir